A Festa Branca está de regresso a Fafe com um programa que conta com atuações de Nenny e Drenchill.
A Festa Branca está de volta a Fafe este fim de semana do dia 19 ao 21 de julho, onde, além dos concertos e animação de rua é promovido um vasto programa de performances, instalações e exposições. Os espaços culturais e turísticos de Fafe estarão abertos ao público em horário alargado e com entrada gratuita.
Na praça Mártires do Fascismo (Feira Velha) será instalado o Palco Fafe onde se realizarão os concertos de Nenny e Drenchill, os cabeças de cartaz desta Festa Branca 2024.
Nenny, jovem cantora, compositora e rapper portuguesa irá atuar pelas 23h00 num concerto que promete ser imperdível, logo seguida por Drenchill, o artista português mais ouvido no Spotify em todo o mundo, que estará em Fafe pela primeira vez, iniciando a sua atuação às 00h30.
Na Praça 25 de Abril atuarão os DJ’s Kyd3n às 22h00, Chinelos com Vida às 00h00, DJ Nino às 1h30 e Jimmy, que terminará a noite de festa a partir das 3h00, numa proposta do Club Fafense, precursor da Festa Branca em Fafe.
A Banda Faz de Conta junta-se à Festa Branca e fará animação itinerante, pelas ruas da cidade, a partir das 21h00.
Inspirada nos movimentos do Norte da Europa em que se faz a celebração do crepúsculo (que dura toda a noite) e que se destacam pela programação cultural naquela que se designa por «noite branca», a Festa Branca mantém o seu formato.
A Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal e os espaços de exposição estarão abertos entre as 14h00 e as 22h00.
A Festa Branca é organizada pelo Município de Fafe com a participação do Club Fafense. Nesta edição da Festa Branca irá decorrer, do dia 19 ao dia 21 de julho, a 1ª Edição em Fafe da Street Food Tour, onde os visitantes poderão vivenciar uma experiência gastronómica única, nos locais de venda expostos na Praça 25 de Abril, junto ao Memorial dos Presidentes da República. Haverá bares e pontos de street food noutras localizações da cidade.
Arquivo Municipal
No Arquivo Municipal será possível visitar a exposição histórico-documental evocativa do centenário do Teatro Cinema de Fafe «100 anos de História, 100 anos de Memórias». Esta exposição, patente até dia 31 de outubro, passa em revista o percurso histórico da mais emblemática sala de espetáculos do concelho.
Teatro Cinema
O Teatro Cinema receberá a peça de teatro cipriota “The River”, no dia 20 de julho, pelas 21h30, com entrada livre. Esta peça de teatro incide sobre duas pessoas que se encontram junto ao rio, vivendo cada uma delas de um e outro lado do mesmo. Mas que não têm uma boa relação, mantendo assim, uma constante tensão. Chega um estranho à terra que se apresenta como construtor de pontes e propõe construir a paz construindo uma ponte. Mas, apesar de todos os esforços, não conseguem mudar a situação. Tudo o que acontece entre estas duas pessoas representa afinal o que se passa atualmente na ilha de Chipre. A ilha de Chipre foi dividida em 1974 – faz 50 anos em julho – após uma invasão da Turquia em resposta a um golpe de Estado de uma junta militar apoiada pela Grécia.
Este peça de teatro insere-se no MIT24, uma parceria entre a Companhia de Teatro de Braga e a Eurásia Theater Association, estrutura que integra teatros, companhias e festivais de 30 países da Europa e da Ásia com o objetivo de promover a paz e a interculturalidade através do teatro.
Este ano o Município de Fafe associa-se a este Festival, integrando a atividade nas comemorações do Centenário do Teatro Cinema. Na edição deste ano da Mostra Internacional de Teatro participam 70 artistas de nove países - Uzbequistão, Itália, Espanha, Chipre Norte e Chipre Sul, Turquia, Azerbaijão, Sérvia e Portugal, num total de oito criações e 15 apresentações. Nos próximos dias 22 e 24 de julho, o Teatro Cinema de Fafe irá receber mais duas peças de teatro, “As if we wouldn’t”, da Sérvia; e SUSN, da Itália.
Estão previstas visitas encenadas ao Teatro Cinema intituladas de “A minha casa é o Teatro Cinema”. Em que os visitantes são conduzidos, em grupo, pela história e memórias do Teatro Cinema visitando espaços mais e menos conhecidos da sala de espetáculos na companhia de uma atriz que viaja no tempo. No dia 20 de julho esta visita terá lugar às 16h00, mediante inscrição na Biblioteca Municipal.
Biblioteca Municipal
No dia 20 de julho, às 18h30, na Biblioteca Municipal decorrerá um espetáculo intitulado “O Homem-Banda”, que irá interagir com o público a partir de histórias e emissões sonoras provenientes de instrumentos tradicionais, traquitanas e objetos do quotidiano. As surpresas, o humor e o jogo entre som e movimento guiam as relações que se dão entre o artista e os espetadores.
Às 20h30 decorrerão ainda, com a “Tia Paula das Histórias”, a hora do conto “O Coelhinho Branco”, de António Torrado e um atelier criativo “E a noite ficou branca”.
A Orquestra Orff - Escola de Música GNA protagoniza um espetáculo musical este sábado, dia 20 de julho, a partir das 21h30, no átrio lateral exterior da Biblioteca Municipal. O evento surge no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Fafe e enquadra-se igualmente na programação da Noite Branca. A entrada é livre. Sob a direção do maestro José, a Orquestra interpreta os temas Carmina Burana – Carl Orff, Grândola Vila Morena, E Depois do Adeus, Tourada, Pedra Filosofal, O Homem do Leme, Rock Viruta, Somos Livres, Trova do Vento que Passa, Foi Deus, Chula da Livração, Ao Passar a Ribeirinha, Tributo a Roberto Leal e Hino de Fafe.
Antes, a Tuna da Orquestra Orff, sob a direção da maestrina Sara Costa, interpreta os temas Resineiro Engraçado, Menina dos Olhos Tristes, O Rapaz do Casaquito e Travessia do Deserto, enquanto a Banda Rock Ascending Orffeus, sob a direção de João Sousa, interpreta os temas Travessia do Deserto - José Mário Branco, Era de Noite e Levaram e Menina Estás à Janela.
Câmara Municipal
A exposição "Visões Dispersas", do artista Vasco Orlando de Santamaria, terá a sua inauguração e abertura no sábado, dia 20 de julho, na Câmara Municipal de Fafe.
Palcos e horários:
Teatro Cinema – Visita encenada ““A minha casa é o Teatro Cinema”” [16h00] e Teatro “The river” [21h30]
Arcada – Clube Fafense – música ambiente, DJ’s – [18h00 às 6h00]
Programação Praça 25 de Abril – Junto ao Memorial dos Presidentes da República
Kyd3n - 22h00
Chinelos com Vida - 00h00
DJ Nino - 1h30
Jimmy – 3h00
Palco Fafe (Praça Mártires do Fascismo – Feira Velha)
Concertos de Nenny e Drenchill [23h00 e 00h30]
Ruas da Cidade – música Itinerante
Banda Faz de Conta [a partir das 21h00]