AF-LOGO-SRA-ANTIME-01.png
Festas de Fafe: sustentabilidade ambiental, inclusão, socorro e segurança como princípios centrais da organização
Dos «eco copos» às zonas de acessibilidade dedicada, passando por circuitos de recolha de resíduos e planos de socorro e segurança, o Município de Fafe mobiliza diferentes equipas e meios para assegurar a organização de um evento de excelência e posicionar as Festas de Fafe como as melhores da região.
Nesse sentido, e para além da aposta no cartaz, foram adotadas boas práticas que procuram tornar ainda mais atrativa a participação do público no evento. No recinto, onde se vão realizar os espetáculos, o sistema de copos reutilizáveis - «eco copos» - será adotado pelos 22 bares e os 35 pontos de street food que, este ano, convergem para a zona de lazer e diversão instalada no Parque da Cidade.
  • Sustentabilidade Ambiental
A preocupação ambiental e a redução da pegada ecológica são princípios centrais nesta organização. O Município de Fafe ativou um plano que inclui, ao longo dos dias festivos, reforço das equipas de limpeza e higiene urbana que estão mobilizadas para manter o Parque e a cidade limpos. A limpeza e manutenção do espaço é garantida diariamente, ao início da manhã e ao final do dia. Com o objetivo de melhorar a eficiência na gestão de resíduos indiferenciados, a FCC – empresa parceira - disponibiliza 16 contentores, espalhados no recinto e área envolvente com capacidade para 660 litros de resíduos, 10 contentores (de 120litros) para a captação de plásticos e metais e, adicionalmente, foram colocados três contentores de recolha seletiva em locais estratégicos, nomeadamente nas proximidades das zonas de street food.

Para sensibilizar a população para as preocupações ambientais, as Festas de Fafe contarão com a presença dos "mochileiros", numa parceria com a Resinorte, que irão percorrer toda a área das festividades, promovendo boas práticas ambientais e incentivando a correta separação e deposição dos resíduos.

Na oportunidade o Município de Fafe apela ainda a que, no decorrer da Procissão, a ter lugar no domingo, e que se estabelece entre a igreja de Antime e a Igreja Nova de S. José, em Fafe, os peregrinos evitem deitar as garrafas de água e outros resíduos ao chão. No percurso, estarão à disposição das pessoas vários recipientes para recolha e armazenamento de resíduos.

Com estas medidas o Município espera, ainda, a melhor colaboração ativa dos visitantes a fim de se manterem limpos e agradáveis os espaços, a via pública e a cidade para que todos possam desfrutar plenamente de toda a programação.

• Socorro e Segurança

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Fafe desenvolveu um Plano de Coordenação de Evento, tendo em vista uma resposta rápida e pronta dos meios de socorro, contribuindo para a segurança do evento e dos seus visitantes. Durante o fim de semana - corresondente aos períodos de maior risco - será implementado um Posto Médico Avançado no Pavilhão Multiusos, com uma equipa médica constituída por um médico e um enfermeiro, bem como um Posto de Coordenação do Evento. Em paralelo foi desenvolvido também um Plano de Emergência e Evacuação, de forma a serem asseguradas e acauteladas todas a medidas preventivas de segurança no espaço do evento. Será ainda garantida a constituição de um dispositivo de segurança, com reforço de meios das forças de segurança e da segurança privada, no decorrer de todo o evento, onde estarão envolvidos cerca de 150 operacionais dos diferentes Agentes de Proteção Civil, Forças de Segurança e entidades, nomeadamente dos Serviços do Município, do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Policia Municipal, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Fafe, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe, da Guarda Nacional Republicana, Segurança Privada (COPS) e da Equipa Médica (Femédica).

• Inclusão
Para além do espírito do «eco evento», as Festas de Fafe assumem a sua preocupação com a inclusão, tendo sido adotadas medidas específicas para facilitar a acessibilidade, designadamente, estacionamento próprio perto do recinto, corredores de acesso, apoio de stewards, plataforma na plateia para pessoas com mobilidade condicionada poderem assistir aos concertos em segurança e instalações sanitárias adaptadas.
O Parque da Cidade, mantém-se como o espaço privilegiado para acolhimento de eventos e o Município de Fafe tem vindo a dotar toda a área das infraestruturas necessárias que transformarão este parque urbano numa área de fruição e lazer mais completa, sustentável, segura e adaptada.
As Festas de Fafe tiveram o seu início em Antime, no passado sábado,com um concerto (Aronis Show), tasquinhas e DJ's, mas terão o seu ponto alto este fim de semana com os concertos dos Calema, Plutonio, Dj Dadda e Djs Cromos da Noite (12 de julho), Pedro Abrunhosa, Richie Campbell, Mastiksoul e Dj André Tentugal (13 de julho). O ponto alto das celebrações religiosas, acontece no domingo, com a procissão de N.ª Sr.ª de Antime, esperando-se a presença de milhares de visitantes. O encerramento acontece no domingo com concertos à tarde e à noite pelas Bandas Filarmónicas de Revelhe e Golães (na Praça da Justiça) e pelo Desfile Alegórico «Fafe, estamos tão perto» que percorrerá as ruas da cidade à noite.