cumieira.jpg
Gabinete de Apoio ao Bairro promove voluntariado na Cumieira

O Gabinete de Apoio ao Bairro promoveu, no dia 21 de maio, uma sessão de esclarecimento sobre voluntariado no Conjunto Habitacional da Cumieira. A sessão, ministrada pela equipa de técnicos do Município de Fafe, teve como principal objetivo informar e sensibilizar a comunidade para a importância do voluntariado e as diversas formas de participação disponíveis.

A sessão teve início com uma breve apresentação do conceito de voluntariado, destacando o seu papel fundamental na sociedade. Foram abordados os diferentes tipos de voluntariado e foi também apresentado o testemunho da voluntária e estagiária Maria Fernandes, que partilhou as suas experiências externas e motivações. Estes relatos pessoais evidenciaram os benefícios do voluntariado, não só para as comunidades apoiadas, mas também para os próprios voluntários, que desenvolvem competências sociais e encontram um sentido de propósito e realização pessoal.

Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e esclarecer dúvidas sobre como iniciar-se no voluntariado, quais as organizações locais que necessitam de voluntários e que tipo de atividades podem ser realizadas. Foram também fornecidas informações sobre os direitos e deveres dos voluntários, bem como sobre a formação e o apoio que podem receber das organizações em geral.

Com este tipo de sessões informativas e de esclarecimento pretende-se formar um grupo de voluntárias residentes no Bairro da Cumieira, para se dar início às ações de voluntariado, e futuras iniciativas que espelhem as redes de colaboração e laços de entreajuda, reforçando a ideia de que o voluntariado é uma poderosa ferramenta para promover a solidariedade a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Recorde-se que o Conjunto Habitacional da Cumieira, que foi alvo de um processo recente de requalificação do edificado, dispõe de uma estrutura de apoio permanente à comunidade residente, contando com o GAB e o Projeto EI!, como principais interventores, sob dinamização e coordenação técnica do Município de Fafe. Para além da integração da comunidade, a colaboração entre instituições e a ação positiva junto das pessoas, são desenvolvidas estratégias e ações de trabalho promotoras da interculturalidade e participação cívica, geradoras da igualdade de oportunidades e coesão social no território, sem esquecer a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.