Reconhecendo a importância e eficácia da utilização do Fogo Controlado como medida de prevenção dos incêndios rurais e ainda ao aumento da necessidade e da procura de apoio técnico e informações sobre a utilização do fogo controlado, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Fafe aprovou um Plano de Fogo Controlado em reunião realizada a 17 de fevereiro de 2020.
Este Plano de Fogo Controlado aprovado tem um período temporal de implementação de 2020 a 2024 e contempla 1106ha distribuídos por 126 parcelas, na sua quase totalidade de propriedade privada. Para a identificação das áreas consideradas prioritárias para a execução de ações de fogo controlado, foi efetuada uma análise detalhada do histórico do fogo, para desta forma conseguir identificar as zonas de intervenção prioritárias para a passagem do fogo e as áreas de extrema importância para operações de supressão ativa e passiva no controlo de incêndios. Também, foram consideradas as áreas de maior perigosidade de incêndio florestal e privilegiado o parcelamento em linhas de cumeada e em locais com formações vegetais com elevada a muito elevada resiliência ao fogo.
As áreas de intervenção previstas para a realização de fogo controlado, tem uma ocupação, maioritariamente arbustiva (matos, giestas, silvados, etc), e tem como principais objetivos:
Na implementação das ações de fogo controlado pretende-se envolver as associações e a associativa de caça do concelho, as juntas de freguesia, as associações florestais com área de atuação no concelho de Fafe, assim como os produtores florestais, as empresas e os proprietários dos terrenos rurais, entre outros intervenientes na defesa da floresta contra incêndios.
No seguimento do atrás exposto divulga-se o Anúncio e respetivo Mapa com as áreas previstas para a implementação de fogo controlado no ano de 2023: