SMPC_Fogo Controlado.jpg
Implementação do Plano de Fogo Controlado - Prevenção de Fogos Rurais 2023

Reconhecendo a importância e eficácia da utilização do Fogo Controlado como medida de prevenção dos incêndios rurais e ainda ao aumento da necessidade e da procura de apoio técnico e informações sobre a utilização do fogo controlado, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Fafe aprovou um Plano de Fogo Controlado em reunião realizada a 17 de fevereiro de 2020.

Este Plano de Fogo Controlado aprovado tem um período temporal de implementação de 2020 a 2024 e contempla 1106ha distribuídos por 126 parcelas, na sua quase totalidade de propriedade privada. Para a identificação das áreas consideradas prioritárias para a execução de ações de fogo controlado, foi efetuada uma análise detalhada do histórico do fogo, para desta forma conseguir identificar as zonas de intervenção prioritárias para a passagem do fogo e as áreas de extrema importância para operações de supressão ativa e passiva no controlo de incêndios. Também, foram consideradas as áreas de maior perigosidade de incêndio florestal e privilegiado o parcelamento em linhas de cumeada e em locais com formações vegetais com elevada a muito elevada resiliência ao fogo.

As áreas de intervenção previstas para a realização de fogo controlado, tem uma ocupação, maioritariamente arbustiva (matos, giestas, silvados, etc), e tem como principais objetivos:

• Compartimentação do espaço florestal: localização estratégica de parcelas de gestão de combustível. Esta compartimentação do espaço florestal tem como objetivo impedir a propagação de grandes incêndios em dias de perigo extremo, diminuindo-se assim a área ardida e os grandes incêndios, com consequências graves para a segurança de pessoas e bens, além da perda do património florestal associado e o elevado número de meios envolvidos. A localização estratégica destas parcelas no espaço florestal tem em conta o historial de propagação do fogo na área, os rumos preferenciais de propagação destes incêndios e a atual ocupação do solo;
  • Renovação e melhoramento de pastagens: O fogo controlado permitirá renovar as formações arbustivas estremes, melhorando a palatibilidade e digestibilidade do alimento disponível, criando um mosaico de vegetação diverso. Esta medida permite ainda concretizar um dos objetivos previstos na sensibilização, ou seja, apoiar a atividade dos pastores, agricultores e produtores florestais, através da utilização do fogo de forma correta, adequada aos espaços, segura e de acordo com a legislação;
  • Proteção de povoamentos florestais: O fogo controlado será usado para diminuir a carga de combustível nas áreas envolventes aos povoamentos florestais;
  • Cinegética: Permitir a melhoria das condições dos habitats cinegéticos.

Na implementação das ações de fogo controlado pretende-se envolver as associações e a associativa de caça do concelho, as juntas de freguesia, as associações florestais com área de atuação no concelho de Fafe, assim como os produtores florestais, as empresas e os proprietários dos terrenos rurais, entre outros intervenientes na defesa da floresta contra incêndios.

No seguimento do atrás exposto divulga-se o Anúncio e respetivo Mapa com as áreas previstas para a implementação de fogo controlado no ano de 2023: