35352-100-n2 - Cópia.jpg
Iniciativa “Astronauta Por Um Dia” em Fafe

A Agência Espacial Portuguesa está em Fafe a divulgar a terceira edição da iniciativa Astronauta por um Dia, uma competição nacional que, desde 2022, já permitiu a 61 estudantes portugueses, dos 14 aos 18 anos, dos ensinos básico e secundário, experimentarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço.

A AEP já realizou sessões de apresentação deste programa nos estabelecimentos de ensino de Fafe como a Escola Secundária de Fafe, Colégio ACR Fornelos, Escola Prof. Carlos Teixeira e Escola de Montelongo.

O Município de Fafe tem sido parceiro da Portugal Space nas suas atividades de divulgação científica, estando em contacto com a realidade da sua ação, sobretudo, junto da comunidade escolar do concelho. Esta aproximação tem sido consolidada muito graças à circunstância do diretor executivo da Agência, Hugo Costa, um físico de formação, ser natural de Fafe.

A escolha dos finalistas desta iniciativa obedece a regras que pretendem reproduzir um verdadeiro processo de seleção de astronautas, tendo sido pensadas para fomentar a igualdade de acesso aos estudantes de todo o território nacional, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. A experiência dos finalistas das duas primeiras edições pode ser revista no site astronautaporumdia.pt ou através das redes sociais da Agência Espacial Portuguesa.

A iniciativa Astronauta Por Um Dia é um dos vários projetos da Agência Espacial Portuguesa para aproximar os mais jovens do Espaço, promovendo a educação científica e abrindo caminho para uma carreira não só no Espaço, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática adjacentes ao sector espacial. Esta é uma oportunidade única que permite aproximar o Espaço da sociedade, abrindo, ao mesmo tempo, novos horizontes e possibilidades no futuro dos mais jovens.

O período de inscrições para a edição de 2024 do Astronauta por um Dia está aberto até dia 28 de fevereiro.

Esta iniciativa vai dar a mais 30 jovens portugueses a oportunidade de flutuar como um verdadeiro astronauta.

Só têm de:

• Gravar um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos e que seja claro, conciso, criativo e original.

• Visitar o www.astronautaporumdia.pt

• Clicar em "Inscrição"

• Preencher o formulário

• Submeter o vídeo e as declarações de participação devidamente assinadas pelos tutores legais/ com responsabilidade parental.

Candidata-te em www.astronautaporumdia.pt