Cartaz A3_Sunset Literário.jpg
Miguel Carvalho, José Milhazes, Mário Augusto e Fátima Lopes em Fafe para o «Sunset Literário»
De 20 a 22 de setembro na Biblioteca Municipal de Fafe
Três jornalistas, uma apresentadora de televisão, autores locais, artista de teatro, músicos, DJs e contadores de histórias juntam-se em Fafe para três dias de promoção do livro e da leitura para todas as idades e públicos.

O jornalista, Miguel Carvalho, autor da obra «Amália» e «Quando Portugal Ardeu», o jornalista e historiador José Milhazes, a apresentadora de televisão Fátima Lopes e o jornalista e apresentador Mário Augusto são os convidados especiais da iniciativa «Sunset Literário», a decorrer de 20 a 22 de setembro, na Biblioteca Municipal, numa organização do Município de Fafe.

A iniciativa fecha as Semanas da Educação , depois de um ciclo de atividades culturais, desportivas e de lazer dedicadas a toda a comunidade educativa e que se iniciou com a receção aos professores realizada no passado dia 6 de setembro.

Esta segunda edição do «Sunset», conta com uma agenda preenchida destinada a envolver diferentes públicos com performances, música, declamação, leitura teatralizada e apresentação de livros.

A programação do dia 20, sexta-feira, está mais orientada para as escolas e começa pela manhã (9h30) na sala infanto juvenil com a escritora NISA SILVEIRA que apresentará o livro “A fada Annika”, seguindo-se às 10h30, no palco autores, um encontro com António Mota e sessão de autógrafos. À tarde (14h30), na sala multimédia da Biblioteca Municipal, promove-se uma oficina criativa subordinada ao tema “Imortalizar Camilo em resina”. Às 16 horas, está agendado novo encontro no «Palco Autores» desta vez com João Pedro Mésseder. A noite encerra com o lançamento do livro “As conversas que tenho contigo” de Maria Luísa Silva, seguido de sessão de autógrafos.

A abertura oficial da Praceta do Livro está agendada para o final do dia (18 horas) antecipando dois dias de atividade dedicada à promoção do livro e da leitura. A ocasião coincide com a abertura da exposição “O legado de um cravo”, inserida nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, proposta da Comissão Executiva local. O final da tarde envolverá uma sessão de autógrafos com autores locais e animação musical com DJ's.

No sábado, as famílias têm ao seu dispor um conjunto de sessões como «Ler é Zen» e «Leitura com ciência» com o tema “O rapaz que tinha zero a matemática” pelo Curtir Ciência.

Haverá ainda lugar a um encontro com o reconhecido jornalista, Miguel Carvalho, para apresentação do livro “Quando Portugal ardeu”, na Praceta do Livro, uma conversa com o historiador e jornalista, José Milhazes, e ainda a apresentação do livro “Abril, terra de amar” de Artur Coimbra, por Pompeu Martins, às 21h30.

A programação do último dia, domingo, inicia às 15h00 e reserva um encontro com uma das mais acarinhadas apresentadoras e escritoras portuguesas, Fátima Lopes, na Biblioteca Municipal, que fará a apresentará, em Fafe, e em primeira mão, o seu livro mais recente “O amor mora no andar de cima”, seguida de uma sessão de autógrafos.

Paralelamente, decorrerá uma sessão de contos com a “Tia Paula das Histórias”, às 18h00, e uma sessão de contos tradicionais portugueses com a “Avó Laurinha”.

A programação encerra com um encontro com o conceituado jornalista Mário Augusto, que apresentará “Ler para ver: Como de um livro se faz um filme.”

Os finais de tarde dos três dias de programa contam com animação musical promovida por vários DJ's convidados.

A participação em todas as atividades é gratuita e livre, sendo necessária a inscrição prévia nas Oficinas e nas Sessões de Contos (através do número 253700410) por motivos de lotação e organização de espaços.