-_capa agenda site.jpg
Município assinala 49 anos da Revolução dos Cravos com programa próprio

Com vista a assinalar os 49 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, o Município de Fafe desenhou um programa próprio que decorrerá de 21 a 25 de abril, marcado por atividades de música, debates e desporto. O ponto alto será a realização da sessão solene evocativa da efeméride, no dia 25 de abril, às 11h00, no Teatro-Cinema de Fafe.

A manhã do dia 25 de abril começará com a alvorada de morteiros e com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Medelo, seguida de uma homenagem aos combatentes da Guerra Colonial na Avenida do Brasil. Segue-se a sessão solene marcada por diversas intervenções políticas, nomeadamente do presidente da Assembleia Municipal, Raul Cunha, dos partidos que nela têm assento, destacando-se a presença de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, como orador convidado. Haverá ainda espaço para a tomada de posse do Comissário e da Comissão Executiva Local para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e para a leitura da declaração da Associação 25 de Abril por alunos das escolas de Fafe. A sessão, que contará com a atuação do Coro da Academia de Música José Atalaya na abertura e no fecho, será encerrada com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa.

À tarde e após a abertura oficial do segundo campo 3x3 BasketArt no Parque da Cidade (Torre do Relógio), decorrerá em Cepães a "XXI Marcha da Liberdade". Promovida pelos Restauradores da Granja, terá saída do Parque 25 de Abril e percorrerá o novo traçado da Pequena Rota (PR)9 FAF “Rota do Milénio”, onde se divulga a história e o património de Cepães. Acontecerá igualmente a inauguração da Praça Santo Condestável, situada junto à Igreja Matriz, e que foi alvo de requalificação urbana.

A arte estará na rua com a Escola de Bailado de Fafe que apresentará a performance "Caminho da Liberdade", a partir das 16h30, e que pretende envolver o público numa caminhada entre a Praça Santo Condestável e a Praça 25 de abril. A mais emblemática praça da cidade acolherá uma exposição de pintura participativa com peças elaboradas por alunos dos três agrupamentos de escolas subordinados ao tema "A Liberdade". As 25 obras em exposição serão doadas, pelos alunos, a instituições de cada uma das 25 freguesias do concelho de Fafe. A tarde culmina com o "Concerto da Liberdade", protagonizado por Buba Espinho, cantor alentejano cuja música se assume como uma mistura de fado e cante alentejano, e que terá lugar na Praça 25 de Abril, às 17h30, com entrada livre.

Programa eclético ao longo de cinco dias

O arranque do programa evocativo dos 49 anos da Revolução dos Cravos será marcado pela realização do "Parlamento Municipal Jovem", iniciativa que visa desenvolver e aprofundar nos jovens o gosto pelos valores e pelo espírito democrático, e que acontecerá no dia 21 de abril, às 10h00, na Câmara Municipal de Fafe.

No sábado, dia 22 de abril, acontecerá o X Torneio Cidade de Fafe em Veteranos, o Debate "Mártires do Fascismo", promovido pelo Partido Comunista Português, numa proposta aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal, na Biblioteca Municipal de Fafe, e ainda uma homenagem a ex-autarcas preparada pela União de Freguesias de Ardegão, Arnozela e Seidões. Às 21h30, o Teatro-Cinema de Fafe acolhe o Concerto de Primavera pela mão do Grupo Nun'Álvares.

No dia 23 de abril, domingo, sobe ao palco do Teatro-Cinema de Fafe o Coro da Universidade de Lisboa, um concerto de entrada livre organizado pela Academia de Música José Atalaya. No dia seguinte, também no Teatro-Cinema de Fafe, está marcado o Concerto de Fado de Mário Lundum com Cristina Lima. Está agendado para as 21h30 e tem entrada livre, sujeita ao levantamento de bilhetes na Loja Interativa de Turismo de Fafe.

Consulte abaixo o cartaz completo.