Peça escultórica, distinto elemento memória, que marca e perpetua uma época, «A Locomotiva», preenche assim o espaço Estação Memória de Fafe.
O Município de Fafe assinala o 114º aniversário da Implantação da República, com um programa comemorativo completo distinguindo-se, assim, por manter viva a comemoração deste evento histórico.
Deste programa de 5 de outubro, faz parte a Sessão Solene evocativa da efeméride, que tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00, e que conta com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Raul Cunha, do ex Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, sendo que o Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, tem a seu cargo o encerramento da sessão.
Da sessão, inclui-se ainda a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos a José Diogo Pires Maia Figueira de Lemos e do Prémio de História Local - Câmara Municipal de Fafe e Milene dos Anjos Fernandes , autora do trabalho "Fecundidade e Status Socioeconómico da População do Concelho de Fafe no Longo Prazo: Uma Análise Comparativa, 1660-1900."
Ainda no âmbito das comemorações, vai decorrer no átrio da Câmara Municipal de Fafe uma Exposição Documental evocativa da efeméride «1960: o cinquentenário do 5 de Outubro em Fafe: Hemeroteca Municipal».
No período da tarde, está prevista, às 15h00, a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia de Fafe e às 16h00, será inaugurada «A Locomotiva» e, simultaneamente, a Exposição Fotográfica «Memórias dos Caminhos de Ferro», na Estação Memória.
Do programa faz parte ainda uma Corrida de Cavalos a Passo Travado, numa organização da CoFafe, que decorrerá nos terrenos adjacentes ao IEES , em Medelo, a partir das 14h30.
Recorde-se que o programa reserva, como habitual, uma alvorada de morteiros às 9h00, o hastear da bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, que acontecerá a par do desfile da Fanfarra do CNE 287 Santa Maria de Antime e a interpretação do Hino Nacional pelo ensemble da Orquestra de Fafe.