CMF_4923.jpg
Município de Fafe assinalou Dia Internacional da Juventude

O Município de Fafe assinalou, esta segunda-feira, o Dia Internacional da Juventude com um programa diversificado sobre redes sociais, desmaterialização documental e atividades desportivas.

Os jovens participaram numa oficina prática sobre "netiqueta" (etiqueta na internet para proteger a reputação digital sobretudo nas interações realizadas nas redes sociais), na Biblioteca Municipal e tiveram também oportunidade de assistir a uma visita guiada ao Arquivo Municipal, onde ficaram a conhecer o processo de desmaterialização de documentos, com demonstrações práticas sobre técnicas de digitalização ao serviço da história, arquivo documental e recolha de dados.

Com o objetivo de incutir nos mais jovens as boas práticas de equilíbrio entre vida digital e vida social, o programa incluiu atividade desportiva, com treinos de familiarização ao ténis, dinamizado pelo Fafe Ténis Clube, natação e experiência de stand up paddle na Barragem da Queimadela (com o apoio da Foxtrot).

O tema do Dia Internacional da Juventude de 2024 - “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável” - destaca a ligação fundamental entre a digitalização e a aceleração do progresso no que respeita à prossecução dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), enfatizando o papel fundamental dos jovens neste processo transformador.

Recorde-se que o Dia Internacional da Juventude procura reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades., afirmando-se como uma oportunidade de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões juvenis. Esta data procura realçar a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.