IMG-20240607-WA0006.jpg
Município de Fafe celebra contrato para investimento de 7,6 milhões de euros no Centro de Saúde.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou hoje o contrato de financiamento para reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Fafe e que envolve um investimento global de 7,6 milhões de euros, financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A cerimónia de assinatura do contrato realizou-se na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e foi presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

A verba destinada ao Município de Fafe permitirá dotar o concelho de Fafe com uma infraestrutura de vanguarda e enorme qualidade, vocacionada para os cuidados primários de saúde, transformando o Centro de Saúde de Fafe numa unidade de segunda geração capaz de conceder resposta adequada às necessidades da população.

O financiamento abrange, para além das obras de ampliação e requalificação da unidade existente, a aquisição de equipamento auxiliar de diagnóstico, e a instalação de serviços médicos de especialidade (saúde oral, fisioterapia, imagiologia, análises clínicas, entre outros).

A Câmara Municipal de Fafe vai submeter o projeto de obra a concurso, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.

“Esta é uma das primeiras ações que empreendemos após a transferência de competências no domínio da saúde e é fruto de um trabalho árduo, inicialmente desenvolvido pelo Município de Fafe e os seus serviços, em dinâmica colaborativa de grande proximidade com a ARS Norte e, mais recentemente, com a ULS do Ave. O nosso objetivo comum passa por dotar o concelho de Fafe de uma infraestrutura que assegure a prestação dos cuidados primários de saúde em excelentes condições de resposta médica, conforto para os utentes do SNS e em respeito pela sustentabilidade. Agora entramos numa nova fase tendo em vista iniciar as obras o mais rapidamente possível”, afirmou Antero Barbosa.

O PRR contempla, entre outras reformas e investimentos, o apoio a projetos que assegurem a sustentabilidade do sistema nacional de saúde, o reforço das respostas já instaladas em matéria de cuidados primários, continuados e paliativos, bem como uma aposta na saúde mental, saúde oral e saúde preventiva, sem esquecer um forte dispositivo de apoio à transição digital.

Recorde-se que um outro contrato-programa, de cerca de meio milhão de euros, permitirá em breve a execução de obras de requalificação das extensões de saúde de Arões S. Romão, Regadas e Travassós. Este investimento está previsto em sede de orçamento e será executado em 2024.