-_1920x1080.jpg
Município de Fafe dá os primeiros passos para tornar Feiras Francas num «eco evento»

Feiras Francas vão ter copos reutilizáveis

O Município de Fafe vai adoptar um sistema de copos reutilizáveis - «eco copos» - na edição 2024 das Feiras Francas que acontece de 15 a 19 de maio, manifestando, desta forma, a preocupação ambiental e a redução da pegada ecológica como princípios centrais na organização dos eventos festivos.

Este «eco copo» tem o preço unitário de 1€ (não reembolsável) e pode ser adquirido nos bares e stands dos petiscos, sendo trocado todas e quantas vezes forem necessárias ou solicitadas pelos utilizadores e visitantes.

O «eco copo» pode e deve ser reutilizado. O utilizador pode trocar o copo sujo por outro lavado, sem qualquer custo, em qualquer local de consumo (desde que o copo esteja em bom estado de conservação). A higienização dos copos é assegurada pelo Município em colaboração com a empresa parceira.

Os copos que estiverem danificados são transformados noutro tipo de produtos, privilegiando assim uma economia circular e a reciclagem. O Município de Fafe adquiriu 22 500 copos para as Feiras Francas e a previsão é que sejam utilizados em eventos futuros no concelho.

A par desta medida, o Município de Fafe apela aos visitantes das Feiras Francas que depositem os resíduos nos contentores corretos que estarão distribuídos por vários pontos do recinto.

O mais importante é que todos contribuam para reduzir a pegada ecológica, mantenham o recinto do evento limpo e possam fazer parte de um exemplo coletivo de comprometimento com o ambiente e a sustentabilidade.

Desta forma, o Município de Fafe dá os primeiros passos na organização e promoção de eventos mais sustentáveis que apelam a um comportamento responsável e à adoção de hábitos sustentáveis por parte de todos.