af-web-nanterre_POST copy 3.jpg
Município de Fafe presente na Feira de Nanterre em França

O Município de Fafe participa, pela primeira vez, na 19ª edição “Festa e Feira de Nanterre”, em França, nos próximos dias 22 a 24 de março. O evento, promovido pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP de Nanterre) é uma feira tradicional de produtos regionais portugueses e da ruralidade, que decorre na cidade de Nanterre, situada a 6 km da cidade de Paris.

A Feira de Nanterre é um dos acontecimentos mais importantes da comunidade portuguesa em França na atualidade e o maior do género fora de Portugal. No ano passado estiveram representados em Nanterre dezenas de municípios de Portugal com mais de trinta stands.

O Município de Fafe aceitou o convite para estar presente na edição deste ano, com um espaço comum designado «Fafe é tão perto», considerando que será um momento único de promoção e afirmação de Fafe e dos seus produtos locais, bem como de confraternização e convívio junto da diáspora fafense e portuguesa, da comunidade francófona e restantes municípios portugueses participantes.

Durante três dias, no espaço «Fafe é tão perto», os visitantes poderão conhecer e adquirir os produtos de quatro empresas de Fafe presentes no certame: Vinhos Norte, Doçaria de Fornelos, Pudim da TV e a Quinta de Estrufães.

Para além da presença das empresas fafenses no evento, o Município de Fafe convidou o Grupo Feminino do Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães para uma demonstração de uma das principais tradições do concelho de Fafe - o Jogo do Pau.

À margem da iniciativa que decorre em Nanterre, a comitiva do Município de Fafe liderada pelo presidente do Município, Antero Barbosa, e que integra a vereadora com o pelouro das Relações Internacionais e Geminações, Paula Nogueira e o assessor da presidência para o Desenvolvimento Económico, Filipe Teixeira, prevê reunir-se, ao longo de três dias, com várias entidades e personalidades de âmbito empresarial, associativa e político com ligações à Comunidade Lusodescendente, e conviver com a diáspora fafense e representantes da comunidade portuguesa na Região de Paris.

Antero Barbosa afirma que “a presença do Município de Fafe nestes dias em Paris e na Feira de ARCOP insere-se na estratégia do Município em reforçar a notoriedade do concelho, captar a atenção da diáspora para o ecossistema empresarial fafense e sensibilizar, quer emigrantes, quer as entidades locais francesas, para um território disponível para acolher investimento, para além da importância que esta oportunidade de promoção do território, do património, cultura e tradições fafenses representa.”