Com vista à capacitação das empresas e profissionais do turismo que laboram no Concelho, o Município de Fafe promove, nos meses de abril e junho, três ações de formação presenciais, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, dedicadas aos tópicos "Estruturação de Produto", "Welcome to Fafe", "Atendimento de Excelência".
A decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal de Fafe, estas iniciativas acontecem no âmbito do protocolo de cooperação “Programa Formação + Próxima” celebrado com o Turismo de Portugal. O programa visa capacitar os colaboradores do setor de uma forma mais próxima com conteúdos adaptados às necessidades do futuro do setor, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.
Estruturação de Produto (8 horas)
Objetivos: Identificar produtos identificativos do destino; Identificar recursos e oferta turística; Estruturar produto turístico; Criar estratégias de promoção do produto e captação da procura
Conteúdos: A identidade do destino e elementos qualificadores; Elementos do produto turístico; Ferramentas de estruturação do produto turístico; Promoção turística: o produto e a procura
Datas: 19 e 26 de abril
Horário: 18h00 - 22h00
Local: Biblioteca Municipal de Fafe
Link de inscrição: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=1513&type=1&Itemid=102
Welcome to Fafe (12 horas)
Objetivos : Dar a conhecer a História e Produtos Turísticos do Concelho de Fafe, preparando os participantes e comunidade local, para que possam, em contactos com turistas , transmitir informação sobre o património material e imaterial; Compreender a relevância do contributo de cada agente para a qualificação do destino turístico
Conteúdos: Turismo e sua organização geral; Motivações sociológicas para o Turismo; Recurso Turístico / Produto Turístico; Oferta turística do concelho de Fafe: Património construído; Património natural; Património cultural; Serviços complementares ao Turismo
Datas: 22 e 29 maio; 5 e 12 de junho
Horário: 18h00 – 21h00
Local: Biblioteca Municipal de Fafe
Link de Inscrição: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=1512&type=1&Itemid=102
Atendimento de Excelência (12 horas)
Objetivos: Melhorar a qualidade de serviço; Conhecer o perfil de clientes; Saber como lidar com reclamações; Potencializar a reclamação numa oportunidade
Conteúdos: A importância da qualidade de serviço no setor do turismo; Como impressionar Clientes? - ...à distância - ... de modo presencial, - e ao longo de um (ideal) ciclo de fidelização?; Gestão de expetativas versus vínculos emocionais; Livro de reclamações; Lidar com a reclamações os clientes; Comunicação assertiva; solucionar/minimizar a reclamação; Reclamação / oportunidade.
Datas: 2,6 e 7 de junho
Horário: 18h00 – 22h00
Local: Biblioteca Municipal de Fafe
Link de Inscrição: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=3436