O Município de Fafe volta a promover o Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe“. Assim, nos termos do regulamento aprovado em reunião do Executivo, o prazo de candidatura decorre até 31 de maio de 2025 e a entrega do Prémio ao autor da obra vencedora ocorrerá na sessão solene de 5 de Outubro do mesmo ano.
O prémio visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade do Município fafense, no passado e nas suas diferentes perspetivas.
Podem concorrer ao Prémio de História Local todos os que o pretendam, residam ou não no concelho, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspetos da história de Fafe, a nível administrativo, político, económico, social, cultural, artístico, religioso ou outro(s). Note-se que não são admitidos trabalhos da autoria de funcionários do Município de Fafe.
Na avaliação dos trabalhos serão ponderados aspetos como a utilização privilegiada das fontes primárias, a valorização da originalidade e atualidade dos temas, a clareza e correção da linguagem, a coerência global e a apresentação formal.
Os trabalhos concorrentes terão de ser escritos em português, com o mínimo de 30 páginas.
O Prémio tem o valor pecuniário de 1 000 € e galardoará apenas o melhor trabalho concorrente, prevendo ainda a atribuição de menções honrosas. A Câmara garantirá, além disso, a publicação da obra vencedora na revista cultural Dom Fafes.
Os interessados em concorrer devem enviar quatro exemplares do seu trabalho original, apresentado em folhas de formato A4, tipo de letra "times new roman", tamanho 12 e espaçamento 1,5,e remeter a candidatura para: "Vereadora da Cultura, Prémio História Local, Município de Fafe, Avenida 5 de Outubro 4824-501 Fafe".
Cada concorrente apenas pode submeter um trabalho a concurso.
O Regulamento pode ser consultado no site do Município: PRÉMIOS CULTURAIS (cm-fafe.pt)