Imagem_Dia_Arquivo_1.png
Município de Fafe promove Visitas Guiadas ao Arquivo Municipal de Fafe este sábado

Instituído em 2007 pelo Conselho Internacional de Arquivos, o Dia Internacional dos Arquivos pretende consciencializar as comunidades e as entidades produtoras de documentos arquivísticos sobre o valor intrínseco dos arquivos para garantia dos direitos dos cidadãos, para a transparência da atuação pública e da democracia e para a preservação da memória individual e coletiva.

O Arquivo Municipal de Fafe assinala a data este sábado, 8 de junho, abrindo as suas portas à comunidade para um conjunto de visitas guiadas! Como recordação, ser-lhe-á facultado cópia de um dos periódicos da Hemeroteca Municipal da sua data de nascimento.

𝐕𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐠𝐮𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬:

15h00, 16h00 e 17h00

10 pessoas por grupo (máximo)

Acesso gratuito sem marcação prévia | público em geral

O Arquivo Histórico de Fafe conjuga o riquíssimo acervo da Câmara Municipal, com acervos de juntas de freguesia, associações, famílias, empresas e coleções muito especiais como as da Casa Foto Vítor (fotografia) e de jornais locais, que contribuem para acrescentar um valor incalculável ao serviço.

O Arquivo Histórico é um repositório da Memória de Fafe e o seu acervo documental compreende-se entre os séculos XIX e XXI. Dispõe de 40 fundos e coleções. O seu documento mais antigo data de 1513 e trata-se do Foral Manuelino atribuído à Terra e Concelho de Monte Longo, a 5 de novembro, no reinado de D. Manuel I.

O espaço, equipado com tecnologia recente, como estantes rolantes e equipamentos de higienização e expurgo para contenção de infestações, tem capacidade para armazenar cerca de 4500 metros lineares em estanteria compacta.

O Arquivo Municipal abriu ao público em 2022, tendo acolhido diversas exposições, colóquios e conferências, tornando-se, desta forma, um importante polo cultural da cidade, defendendo a missão de serviço público para a preservação e defesa da história local e do nosso património.