343128517_779818683672182_5022611527873972035_n.jpg
Nota de pesar pelo falecimento do senhor Padre Alfredo Saleiro Cardoso

É com particular e profunda consternação que o Presidente da Câmara Municipal de Fafe dá nota de pesar pelo falecimento, na tarde de hoje, 25 de abril, do senhor Padre Alfredo Saleiro Cardoso.

Aos familiares, amigos e paroquianos enlutados, endereçam-se as mais sentidas condolências.

O senhor Padre Alfredo Saleiro Cardoso tinha a seu encargo as paróquias de Antime (Santa Maria), Armil (São Martinho) e Silvares (São Clemente) do Arciprestado de Fafe e era um sacerdote estimado, respeitado e admirado por todos aqueles que consigo privaram e tiveram o privilégio de o conhecer.

Nascido a 14 de novembro de 1959, em Esposende, foi ordenado sacerdote em 22 de julho de 1984 e em setembro tornou-se pároco de Antime. No ano seguinte assumiu a paróquia de Armil e em 1991 a administração paroquial de Silvares São Clemente. Foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica.

O Município de Fafe regista, com particular reconhecimento, o seu empenho em torno da candidatura da festa em honra a Nossa Senhora de Antime a Património Cultural Imaterial, apresentada em 2020 e financiada pelo PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Mais recentemente, em 2021, colaborou com o Município de Fafe na organização da exposição «Senhora de Antime – a Fé de um Povo», e foi crucial o seu envolvimento quer na cedência de vestes, objetos e documentos alusivos ao culto de que era fiel zelador, sendo seu um dos mais vivos testemunhos de fé mariana.

Fafe perdeu hoje um dos seus fafenses de alma e coração, um homem de afetos, um ser humano de valores que doou o melhor de si aos outros e que serviu a sua comunidade com total entrega em comunhão com o mais elevado espírito de solidariedade e humanidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe,

Antero Barbosa