O 25 de Abril é o acontecimento mais marcante da vida portuguesa nas últimas décadas. A data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.Essas transformações disseminaram-se com maior ou menor velocidade, de norte a sul do país, manifestando-se de diversas formas e com variadas intensidades.
Fafe, não sendo exceção, foi palco dessas mudanças, mais ou menos radicais ou gradativas, em todos os planos, sobretudo no institucional e social. Cumpre-nos, ao assinalarmos os 50 anos desta incontornável data, preservarmos memórias que, no Município de Fafe, ainda restam desse momento histórico e apresentar esse legado às novas gerações.
Do programa evocativo do Cinquentenário de Abril, o Município organiza uma exposição histórico-documental alusiva às vivências locais no período do Estado Novo e do 25 de Abril, celebrando esta data com espólio fafense, para reafirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, mais participativa, plural e democrática.
Com esta iniciativa, convidamos todos os cidadãos a participar no enriquecimento da mostra/exposição das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que se realizará no Arquivo Municipal, com inicio no mês de abril e e término no mês de junho.
Se dispõe de objetos (emblemas, bandeiras), documentos (fotografias, cartas, postais, cartazes), vestuário (fardas e outros) e se tem memórias que gostaria de transmitir, colabore e contacte-nos através do telefone 253 700 400 e email geral@cm-fafe.pt
Esta exposição é organizada pelos serviços de Cultura do Município de Fafe com a estreita colaboração da Comissão Local para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.