WhatsApp Image 2024-02-19 at 16.45.32.jpeg
Programa “Cientista regressa à escola” em Fafe

O programa “Cientista regressa à escola” chegou a Fafe, numa iniciativa promovida pelo Município de Fafe e pelo projeto Native Scientists. A vereadora da Educação, Paula Nogueira, marcou ontem presença nas primeiras sessões que decorreram esta segunda feira na Escola Básica de Silvares – S. Martinho e na Escola Básica São Jorge. Numa breve intervenção sublinhou a natureza inovadora deste projeto, destacando “os cientistas fafenses que começaram o seu percurso enquanto crianças e alunos nas escolas de Fafe”. Adiantou ainda que este projeto serve como um “complemento à educação das crianças, permitindo que estas tenham novas experiências e contacto com o mundo da ciência”. Na oportunidade agradeceu o envolvimento e o apoio dos Agrupamentos de Escolas (Professor Carlos Teixeira, Montelongo e Fafe), prestados a esta iniciativa.

A sessão contou com a cientista fafense Vera Costa, que falou aos mais pequenos sobre a sua experiência profissional como farmacêutica toxicológica, explicando o significado de vários símbolos que podem encontrar em produtos que têm em casa e alertou para os efeitos que estes podem causar caso não adotem comportamentos de segurança e cuidado no manuseamento.

O «Cientista regressa à Escola» no dia 11 de março, para sessões nas escolas básicas de Arões S. Romão e Arões Stª. Cristina, com a colaboração do cientista Leandro Freitas. No dia 22 de abril será a vez das escolas básicas de Medelo e de Moreira de Rei receberem a cientista Carla Silva.

Este programa educativo desenvolvido pela Native Scientists tem como objetivo contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal assim como para a desmistificação do trabalho de uma/um cientista através da aproximação da/o cientista às crianças.

“Já estamos na terceira edição do projeto e o nosso propósito é levar os cientistas de regresso à escola para falarem um bocadinho do seu meio de trabalho, aproximar as crianças da ciência, aumentar a literacia científica e a capacidade de reflexão. E também dar uma aula num formato não formal de maneira mais prática, ajudando a desenvolver outras aptidões como a curiosidade e o espírito crítico dos mais pequenos", referiu Beatriz Amado, Community Manager da Native Scientists.

Inscrito no programa de atividades para 2024, o programa «Cientista regressa à Escola» contempla várias etapas, incluindo uma avaliação para aferir o sucesso da iniciativa junto das crianças abrangidas pelas sessões piloto. Notar ainda que, no âmbito desta iniciativa, Fafe é dos concelhos com mais cientistas inscritos.