O projeto de ampliação do Centro de Saúde de Fafe foi apresentado, esta quarta feira, aos profissionais de saúde no Auditório do Centro de Saúde de Fafe.
A sessão contou com a presença do Professor Doutor Pedro Cunha, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave e do presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, que na oportunidade explicou aos profissionais de saúde o processo que envolve o projeto de ampliação, e que implicará um investimento global da ordem dos 6,5 milhões de euros. "Houve muito diálogo prévio estabelecido pelos serviços técnicos do Município, e conseguimos elaborar um projeto, por etapas, colaborando com a Unidade Local de Saúde”, afirmou o presidente da Câmara Municipal perspetivando o início das obras de ampliação do Centro de Saúde para o outono com expectativa de conclusão das obras para junho de 2026.
O projeto de ampliação do Centro de Saúde de Fafe incidirá essencialmente na criação de uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), assim como na remodelação e aumento da capacidade de resposta da Unidade de Saúde Pública (USP), da Unidade de Cuidados na Comunidade de Saúde Familiar (UCCSF) existentes, promovendo uma melhor prestação de cuidados de saúde a todos os utentes, sob a premissa de que neste novo Centro de Saúde haja uma maior eficiência energética, gestão da luz natural, maior otimização de espaços existentes, assim como a utilização de materiais energicamente mais eficientes.
O novo Centro de Saúde de Fafe será dotado de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 73 lugares, e 3 pisos através dos quais serão distribuídas todas as Unidades de Saúde. O edifício beneficiará ainda de um espaço polivalente.
Este esforço conjunto permitirá dotar o concelho de Fafe de uma infraestrutura de saúde com maior e melhor capacidade de resposta e atendimento a todos os que necessitem destes serviços de saúde.