Fafe.jpg
Projeto de ilhas sombra no centro da cidade prevê plantação de 150 novas árvores

Arranca esta semana o projeto de (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, que prevê a plantação de 150 novas árvores no meio urbano de Fafe. Trata-se de um projeto orçado em 78.000 euros, com comparticipação a 100% pelo REACT-EU - Programa de Política Regional da Comissão Europeia, no âmbito de uma candidatura realizada pelo Município em fevereiro passado. A iniciativa - que visa utilizar as árvores como medida de atenuação dos impactos das alterações climáticas e de melhoria da resiliência dos territórios e das suas populações - será implementada numa área intervencionada de 27 hectares.

Marcado por diferentes fases, o projeto arranca com uma intervenção ao nível da substituição das árvores (prunus) existentes em alguns arruamentos da cidade (Rua do Retiro; Cisterna de cima; Urbanização Capitão Salgueiro Maia; Urbanização Mário Valente), tendo em conta que as espécies existentes se encontram muito fragilizadas e desadequadas ao local aonde se inserem, sendo notório o apodrecimento na base do tronco. Após a sua retirada, proceder-se-á à plantação das novas árvores.