Projeto “Estrada com Vida” na Escola de Trânsito de Fafe
O projeto de educação rodoviária, “Estrada com Vida”, dinamizado pelos Lions Clube de Guimarães, Fafe e Vizela, arrancou, na manhã desta segunda-feira, na Escola de Trânsito de Fafe e contou com a participação de 30 alunos do 5ºano da Escola Montelongo (Fafe).
“Estrada com Vida” conta com o envolvimento conjunto dos Municípios de Fafe, Guimarães e Vizela e colaboração dos Clubes Lions, Agrupamentos de Escolas e forças de segurança (GNR, PSP e Polícia Municipal) e vai abranger, no total, 1700 alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade nos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Guimarães, Fafe e Vizela.
A iniciativa contempla deslocações à Escola de Trânsito de Fafe, onde se realizarão, até ao dia 13 de junho, aulas teóricas e práticas sobre formação e educação rodoviária. O grande objetivo do projeto é combater a sinistralidade rodoviária através da educação, proporcionando às crianças uma experiência ativa de como ser peão e condutor num ambiente de simulação controlado e seguro.
Todos os alunos que participam nas sessões de formação recebem um kit de participação que inclui, entre outros elementos, uma t-shirt, um boné, um lanche e um certificado de participação, espécie de «passaporte» de cidadania rodoviária, disponibilizados pelos três clubes Lions envolvidos na iniciativa.
A sessão de arranque do projeto “Estrada com Vida” contou com a presença da Vereadora da Educação do Município de Fafe, Paula Nogueira, e das vereadoras da Educação do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e do Município de Vizela, Agostinha Freitas, do presidente do Lions Clube de Guimarães, Luís Pires Pereira, José Lopes, também do Lions Clube de Guimarães, da representante do Lions Clube de Fafe, Celeste Moniz, e dos Diretores dos Agrupamentos Escolares de Fafe e de Montelongo.