NZ2_9443A.jpg
Remodelação e ampliação na Creche e Pré Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Fafe aumenta capacidade para 165 crianças e bebés

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, acompanhou, esta quarta feira, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, na visita e cerimónia de inauguração das obras de remodelação da Creche e Pré escolar n°2 da Santa Casa da Misericórdia de Fafe .

Situado na Rua Montenegro, este espaço foi alvo de uma intervenção, orçada em cerca de 400 mil euros, financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte NORTE 2020 com apoio do Fundo Rainha D. Leonor, pela SCML e pela Câmara Municipal de Fafe, e veio melhorar as condições de aprendizagem, recreio, segurança e lazer das crianças e colaboradores que frequentam diariamente a Creche e o Pré Escolar, respondendo às atuais exigências de ordem pedagógica e legal. Com estas obras, a creche passou a ter capacidade para receber 165 crianças e bebés (passando das atuais 57 para 90 vagas para bebés, e também da valência do pré-escolar, que proporcionará um aumento de 67 para 75 vagas para crianças).

A intervenção no edifício centrou-se, pela sua urgência, nas questões de eficiência energética e modernização dos espaços. Para o efeito, foi instalado um novo sistema contra incêndios e efetuadas alterações fundamentais num edifício. Foram também intervencionadas todas as benfeitorias associadas à reabilitação do edifício e reformulada a platibanda da fachada do edifício, que assim retoma a traça original.

Na ocasião, marcou presença, entre várias entidades, Inês Dentinho, gestora do Fundo Rainha D. Leonor, o Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, António Peixoto, o vogal da União das Misericórdia, Nuno Reis, o Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, David Lopes.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, que   destacou o importante salto qualitativo desta requalificação que passa a oferecer melhores condições de conforto e bem-estar às crianças, funcionários e educadores.

“Em nome do Município de Fafe e de todos os fafenses, quero aqui reconhecer e agradecer o papel fundamental que a Santa Casa da Misericórdia desempenha no apoio e serviço à comunidade. As obras neste espaço vão permitir que as nossas crianças, desde tenra idade, possam usufruir das melhores condições de aprendizagem, conforto e segurança. ”

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, encerrou a sessão evidenciando que “as boas causas não têm fronteiras e é uma boa causa, produto de muitas boas vontades e contributos de diversas entidades”, e elogiou o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Fafe "que há mais de 50 anos desempenha um serviço à população, combinando respostas sociais diversas."