Z62_0526A.jpg
Seminário da Saúde Mental decorreu ontem no Auditório Municipal de Fafe

Decorreu ontem o seminário relativo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Auditório Municipal, que incidiu sobre as problemáticas das várias franjas etárias e os desafios à Saúde Mental. Foi um dia dedicado à prevenção da doença e à promoção da saúde, contando com a arte, a dança e a criatividade como aliados.

Após a sessão de abertura, foi abordado o tema “Viagem ao serviço de pedopsiquiatria: De onde vimos, para onde vamos”, pelo Departamento de Pedopsiquiatria de Guimarães: Dra. Patrícia Magalhães e Dra. Sara Flores, seguindo-se a intervenção da Dra. Dionísia Tavares, do Instituto Europeu de Estudos Superiores apelidada de “Saúde Mental nos Jovens: crescer com riscos e oportunidades”. Depois das reflexões dos/as jovens, seguiu-se a intervenção da Dra. Andrea Teixeira do ICAD, I.P. - CRI de Braga, seguindo-se um debate.

A parte da tarde iniciou com um momento musical feito pelos Centros de Convívio UNIR chamado de “Saud’Arte: Momento Musical Cantar pela Saúde Mental”. A Dra. Inês Fernandes e o Dra. Natália Granja, do Departamento de Psiquiatria de Guimarães, assim como o Enfermeiro Rafael Leite, da UCC Fafe Saúde, iniciaram as intervenções da tarde. O Dr. Eduardo Carqueja, presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos participou no seminário com a AU intervenção “Riscos Psicossociais”.

O Seminário terminou com a com a assinatura da declaração com os parceiros do Grupo de Saúde Mental, havendo ainda tempo para a atuação do Academia de Dança do Grupo Nun’Álvares, que brindou os presentes com um espetáculo de dança.