VIII Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe com balanço positivo

É muito positivo o balanço da oitava edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe que se realizou no último fim de semana. Foram servidas cerca de 3 mil refeições no sábado (almoço e jantar) e domingo (almoço) estimando-se um número superior de visitantes, que se deslocaram ao recinto, instalado na Praça das Comunidades, onde decorreu animação e exposição de produtos locais e artesanato.

O evento, promovido pelo Município de Fafe com a colaboração da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia. E 2022, resultado das dificuldades e capacidade de resposta do setor da restauração local com recursos humanos, a organização e os restaurantes aderentes concordaram realizar o festival em formato roteiro. Este ano, marcado pelo regresso do festival a uma tenda gigante, demonstrou que formato mobiliza as pessoas e justifica o esforço empreendido.

Os restaurantes participantes são os primeiros a apontar como positivo o balanço final. Reforçados na opinião pela Confraria que, na pessoa da sua presidente, Rosa Maria Oliveira, considerou como «extremamente positiva» esta edição.

Entre os expositores presentes a opinião foi positivamente generalizada. Durante dois dias tiveram oportunidade de promover, mostrar e comercializar, com sucesso, os seus produtos (doçaria tradicional, artesanato, fumeiro, produtos biológicos, vinho verde, cerveja artesanal).

A animação, com um programa diversificado, e que contemplou vários momentos, juntou centenas de pessoas para assistir ao VII Festival Internacional de Tunas Xuntanza, e às exibições dos Grupo de Bombos Amigos da Borga, da Tuna Universidade Sénior, do grupo musical da ARPIFAFE, do Grupo de Cavaquinhos - Memórias Vivas e do músico José Carlos Mãozinhas.

Antero Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, manifestou a sua satisfação pelo sucesso do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe foi um sucesso e pelo seu regresso ao formato original. «Resultou tudo muito bem, o ambiente recriado na Praça das Comunidades, com a visita de milhares de pessoas, de Fafe e não só, foi muito agradável, e acima de tudo apresentamos a gastronomia de excelência que nos caracteriza», afirmou endereçando uma palavra de particular agradecimento aos restaurantes, expositores, fornecedores e funcionários do Município «que, uma vez mais, com empenho, brio e profissionalismo, ajudaram a concretizar este projeto e a fazer dele um sucesso que a todos orgulha”.

O Festival regressa em outubro de 2024, no mesmo formato, com a introdução de melhorias, designadamente, com reforço de espaços para restauração e expositores, assim como animação.