O Município de Fafe é subscritor da Carta de Intenção de Compromisso para implementação da estratégia regional de promoção da melhoria da saúde e do bem-estar da população residente na área de influência da ULS do Alto Ave. Esta carta foi assinada ontem, no final da sessão de apresentação do Plano Local de Saúde da ULS Alto Ave 2024 – 2030, pela Vereadora do Pelouro da Saúde, Paula Nogueira.
O Plano Local de Saúde 2024-2030 da ULS do Alto Ave, que abrange os municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Vizela e Fafe, foca-se na promoção da saúde e bem-estar da população, com especial ênfase na redução das desigualdades em saúde e no aumento da equidade no acesso aos cuidados. Este plano reflete a necessidade de adaptação dos serviços à população envelhecida e à prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, que afetam significativamente os habitantes da região.
O encontro juntou responsáveis institucionais e parceiros locais do setor da saúde, numa dinâmica de cooperação estreita, contínua e estratégica entre o Município de Fafe e a ULS Alto Ave, e que assenta numa lógica integradora, em que o Plano Local de Saúde 2024-2030, associado a outras frentes de trabalho, complementará um sistema mais eficiente, equitativo e acessível para todos os seus habitantes.