Destaques

TituloEleitos os vencedores da 7ª edição do Concurso Concelhio de Leitura
Data2021-06-08 00:00:00 +0100
Sub-título
Descrição

A fase final da sétima edição do Concurso Concelhio de Leitura “Ler + e melhor em Fafe”, promovido pela Biblioteca Municipal de Fafe e realizado este ano à distância, devido à pandemia, conheceu esta terça-feira os seus vencedores.

O objetivo principal do Concurso Concelhio de Leitura é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nos alunos das turmas do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Fafe.

Na segunda-feira, dia 07 de junho, realizou-se a prova escrita, com recurso a um questionário online, com 20 perguntas (verdadeiro/falso), sobre a obra selecionada, O galo da velha Luciana, de António Mota, acrescidas de uma questão de desenvolvimento.

Da prova escrita, em que participaram 23 alunos de diversas escolas do ensino básico do concelho, foram apurados sete finalistas para a prova oral, realizada esta terça-feira, a qual teve dois momentos: leitura expressiva, em que foram avaliados os critérios audibilidade, dicção, pontuação e ritmo de leitura e um segundo momento, a prova do improviso que teve por base a escolha de uma palavra, de entre várias disponibilizadas pela organização. Nesta prova, os concorrentes demonstraram coerência e encadeamento lógico das ideias, correção e clareza da linguagem e criatividade e originalidade.

Após a prestação das provas, o júri reuniu e declarou vencedora a aluna Leonor Pojo Magalhães (E.B. de S. Jorge), posicionando-se em segundo lugar, ex-aequo, as alunas Lara Fernandes Oliveira (E.B. de Travassós), Leonor Moreira Andrade (E.B. de Medelo) e Letícia Maria Veiga Teixeira (E.B. de S. Clemente).

Além das alunas premiadas, todos os participantes receberão certificados de participação.

O júri foi composto pelo Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Rui Festa, pela responsável da Biblioteca Municipal, Natércia Batista e pelo escritor e chefe da Divisão de Cultura e Turismo, Artur Coimbra.

Imagens
Powered by: TextoVirtual.com